Tema: Eu e meu corpo.
Duração: 1 semana
Alunos: 5º ano - EF
Justificativa: A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.
Objetivo geral: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.
Objetivos específicos:
· Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
· Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
. Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
. Realizar atividades diárias de higiene;
. Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
. Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas e os cabelos;
Conteúdo:
· Corpo e higiene;
· Alimentação e saúde;
· Descoberta do corpo;
Metodologia:
. Vídeo educativo do Dr. Esportes
. Conversas e debates; (importância dos alimentos para a saúde, importância dos cuidados com o corpo e higiene)·
. Texto sobre Higiêne Corporal
. Cartazes com regras de higiene;
· Músicas relacionadas ao tema;
. Criação de histórinhas
A elaboração de uma propaganda por meio da confecção de outdoors pode favorecer a abordagem desse assunto de forma participativa, reflexiva e integrada a outras áreas do conhecimento.
A atividade consiste em escrever em oito tiras de papel os temas abaixo relacionados, dividir a classe em oito grupos e solicitar a cada um deles que sorteie uma tira de papel. Cada tema será tratado por dois grupos.
Temas:
1. Aparência e cuidados com a higiene
Cabelos – Rosto – Olhos – Ouvidos – Nariz – Boca
2. Aparência e cuidados com a higiene
Corpo – Pele – Pés – Axilas
3. Aparência e cuidados com a higiene
Órgãos genitais masculinos
4. Aparência e cuidados com a higiene
Órgãos genitais femininos
Para a pesquisa de conteúdos, coleta de informações e fatos, cada grupo receberá materiais previamente selecionados pelo professor, que podem ser revistas, folhetos, livros didáticos ou paradidáticos.
Após a pesquisa orientada pelo professor, cada grupo desenvolve um outdoor para uma campanha publicitária, cujo objetivo é promover a boa higiene e a boa aparência como um meio de viver com saúde e prazer.
A propaganda deve enfatizar os seguintes pontos:
No fim, é interessante montar uma exposição dos outdoors confeccionados pelos alunos. O professor deve estimular uma discussão sobre o que sentiram no decorrer da atividade e fazer um resumo dos principais pontos que surgirem. |
Culminância: Dia da beleza.
Avaliação: Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, quero que meus alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, quero também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola e na comunidade e repassem essas informações aos pais e responsáveis. A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
Os alunos serão avaliados através do envolvimento ao participar das atividades desenvolvidas durante o projeto.
0 comentários:
Postar um comentário