Ads 468x60px

terça-feira, 1 de maio de 2012

A Higiene do nosso corpo...

O Banho...
A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecidas com o sebo. A falta de banho provoca o acumulo progressivo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A consequência de um banho mal tomado é o aparecimento de vermelhidão na pele, além do odor desagradável, o risco de aparecimento de piolhos e sarna, micoses, seborreia, infecções urinárias e corrimento vaginal nas meninas .
O banho é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo. O banho de ducha ou chuveiro é o mais econômico, o mais prático e o mais higiénico. Depois do banho, certifique-se que estejam bem limpos e secos os espaços entre os  dedos, virilhas e outras dobras.
 

A limpeza das mãos...
As mãos têm que estar sempre limpas. Nunca devemos comer ou mexer em alimentos sem antes termos lavado bem as mãos. Depois de usarmos o banheiro devemos lavar sempre as mãos.




As Unhas...
Cortar as unhas e mantê-las sempre limpas são medidas importantes para prevenir certas doenças. Quando a pessoa coloca a mão na boca, a sujeira armazenada debaixo das unhas pode dar origem a verminoses e outras doenças intestinais. 
Ah!... Seria muito bom procurar  eliminar o hábito de roer unhas.


Os Cabelos...
Devem estar sempre lavados (duas vezes por semana no mínimo) e penteados. Devem ser cortados regularmente. Nos cabelos acumulam-se poeiras e gorduras que precisam de ser eliminadas. É sempre agradável observarmos  cabelos limpos, brilhantes, cheirosos  e  bem cortados.
        Os  cabelos grandes e sujos facilitam o aparecimento e a multiplicação de piolhos. Peça à sua mãe que verifique de vez em quando a sua cabeça.



As Roupas... 
As roupas e os calçados devem estar sempre limpos e serem adequados a estação: frescos no Verão, quentes no Inverno e impermeáveis nos dias de chuva. Também devem ser cômodos e folgados.
       O vestuário é importante para manter a temperatura corporal. Vista sempre, roupas de algodão pois não retêm o suor o que evita o aparecimento de mau cheiro. Não esqueças também de mudar diariamente as tuas roupas intimas. 



 Escovar os dentes...
  Faça a correta limpeza dos dentes a fim de evitar o aparecimento de cáries e de mau hálito. Além disso, quem não gosta de ter um sorriso bonito ? Quem não sente  mal-estar quando está junto de alguém com  mau hálito??? Uma boa “escovação”  demora, no mínimo, três minutos com movimentos verticais, horizontais e circulares.








Fonte: http://saude.eb23-viatodos.rcts.pt/higienecorpo.htm

0 comentários:

Postar um comentário